“minha mãe dizia
— ferve, água!
— frita, ovo!
— pinga, pia!
e tudo obedecia”
(Paulo Leminski, Toda poesia, p.39)
Os cadernos Laloran são como tudo que nos faz bem: comidinha de casa, trabalho com pausa, passeio com paisagem, vida com foco, apoio de mãe. De todos os materiais que uso para desenhar, são os mais especiais (e os mais bonitos). Comprei o primeiro em 2011, em Lisboa, das mãos da artista Ketta Linhares no evento anual dos Urban Sketchers.
Ketta e seu marido Mário Linhares são uma dupla doce e talentosa que se dedica a traçar delicadas pontes intercontinentais. Ambos também desenham e escrevem sobre suas viagens. Ano passado lançaram um livro encantador sobre a Costa do Marfim (Diário de viagem: Costa do Marfim). Em 2015, nasceu seu segundo bebé, como se diz em Portugal.
Na pilha que desenhei, só o caderno de cima é feito com tecido tais timorense artesanal. Os dois debaixo foram um pouco mais baratos porque originalmente tinham a lombada de tecido de algodão cru. As listras (de canetinhas e lápis de cor) foram pintadas por mim depois e por isso esses exemplares são únicos!
Ketta é filha de pais timorenses. Ela nos conta que a marca “Laloran” surgiu depois de ouvir a ladainha de sua mãe num telefonema, preocupada com as ondulações da vida da filha… “Laloran, laloran, laloran…” dizia a mãe, usando uma palavra que significa “onda” em tétum, língua nacional do Timor-Leste.
Assim surgiu o primeiro caderno, e depois outro e mais outro, devagarzinho. São pequenas obras de arte que saem das mãos de Ketta para criar…
“…espaços que revelam pensamentos, na forma escrita ou de desenhos, sobre o mundo” (palavras dela).
Sinto ainda uma emoção especial por esses Laloran pois sei que compartilho esse apreço com desenhadores mundo afora, mas especialmente com o Eduardo Salavisa, um dos artistas que tanto admiro e que me apresentou à Ketta e ao Mário.
E me despeço sem encher o post de links para que vocês possam focar nesse simpático filminho de um Laloran-sendo-feito: https://vimeo.com/45731877 (4:34min., criação de Patrícia Pedrosa)
E já ia me esquecendo do site dos cadernos! http://book-sketch.blogspot.com
…
Sobre o desenho: No verso de um pedaço de papel Canson Moulin du Roi (gran fin, mas não gostei desse papel…), o desenho foi feito com canetinha Pigma Micron 0.05, pintado com pincéis Anna Mason e tinta aquarela Winsor & Newton. As listras foram feitas com canetinhas Staedtler triplus fineliner e lápis de cor Caran d’Ache, com auxílio de uma régua. As sombras foram pintadas com waterbrush Kuretake. Sobre esses equipamentos, tenho colocado mais informações na página Materiais.

Pingback: Feliz aniversário, Jane! | Karina Kuschnir
Pingback: Seis dicas para ouvir e transcrever textos falados — ou como depender menos dos olhos na vida acadêmica | Karina Kuschnir
Pingback: Você não está sozinha | Karina Kuschnir
Pingback: Coisas que nos abraçam | Karina Kuschnir
Pingback: De volta para o futuro – rumo aos dez anos de blog | Karina Kuschnir
Pingback: Nos vemos semana que vem! | Karina Kuschnir
Pingback: Caderninho azul | Karina Kuschnir
01/01/2017 às 22:13
Aprecio demais teus textos e principalmente dos teus desenhos, Karina.
Gostaria de saber como faço pra comprar os Cadernos Laloran, pois tentei mas no site não converte pra reais. Tu sabes se posso comprar em outro site?
CurtirCurtir
12/01/2017 às 16:00
Oi Rosana, muito obrigada pelo comentário! Desculpe a demora em responder… Você pode escrever diretamente para a Ketta ( ketta.cabral@gmail.com) e pedir que ela te ajude com preços, frete, pagamento etc. Não deixe de pedir a lombada com tecidos do Timor, pois são lindas demais. bjs, depois me conta se deu certo!
CurtirCurtir
19/09/2015 às 14:25
Karina, monta uma oficina de aquarela, de fazer cadernos e de dizer coisas lindas e suaves, pois acho que todos nós estamos precisando disso.. Bjs, C Band
CurtirCurtir
18/09/2015 às 11:04
Olá Karina
Que alegria imensa ler este texto lindo sobre o meu trabalho. Que emoção…
Obrigada mesmo. É muito bom saber que os cadernos que passam pelas minhas mãos são assim tão bem tratados.
Ganham vidas novas nas mãos das novas pessoas!
Um até breve!
CurtirCurtir
18/09/2015 às 11:07
Querida, o mesmo digo eu dos teus maravilhosos cadernos!! É um prazer desenha-los e é um prazer cotidiano te-los comigo. Obrigada pelo carinho — nós sentimos a tua dedicação em cada página. ..
CurtirCurtir
18/09/2015 às 00:26
Texto lindo ❤ De Leminski ao fim, tudo perfeito!
CurtirCurtir
17/09/2015 às 21:56
Quanta delícia e quanta delicadeza num texto… Obrigado, Kau, por esta prenda semanal. 🙂
CurtirCurtir