Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Power Up em Maio/2016!

6 Comentários

maio2016p

Vamos fugir | Pr’outro lugar | Baby! | Vamos fugir | Pr’onde haja um tobogã | Onde a gente escorregue | Todo dia de manhã | Flores que a gente regue | Uma banda de maçã | Outra banda de reggae… (Gilberto Gil, Vamos Fugir)

Fizemos tantos planos em abril mas, como diria o Garrincha, esquecemos de “combinar com os russos”! No caso aqui de casa, os “russos” foram nossos corpos e anticorpos… Nas últimas semanas, nós três tivemos duas amidalites, duas contusões, algumas alergias e uma gastroenterite de derrubar, com direito a dois hospitais, várias picadas de agulha e uma tipóia (pra Alice, claro). Nem sei se o pior foram os incômodos físicos ou as horas e horas de espera nas clínicas dos planos de saúde e os gastos com remédios e médicos particulares… Foi um período de aceitar nossos limites. E de agradecer por termos ficado todos bem (eu ainda-quase).

Ausente aqui do blog por conta de tudo isso, pensei muito em vocês que programaram abril para se dedicar a escrever um capítulo da tese ou terminar a qualificação ou escrever um projeto. Secretamente desejei que todos estivessem sãos e fortes! Pior do que se sentir mal é a culpa de se achar incapaz de cumprir as próprias promessas! Sou a primeira dessa fila.

A inspiração para o calendário de maio veio de um vídeo inusitado sobre Corita Kent, uma freira que virou artista! Lá no fim do mini documentário, vi uma imagem criada por ela com a mensagem: “POWER UP” em cores próximas a essas que utilizei. Nas traduções da internet, achei um monte de significados legais para a expressão: energizar, dar força, recarregar, abastecer, ativar! Comecei o calendário por aí e fui atrás de um livrinho que li há uns anos sobre tipografia (Esse é meu tipo: um livro sobre fontes, de Simon Garfield, da Zahar). Me inspirei na Johnston, a primeira fonte considerada popular e de uso cotidiano, famosa por ter sido feita para o metrô de Londres. Minha versão está longe de correta, mas tenho certeza de que o deus-das-fontes-perfeitas me perdoa, só por hoje. Que maio traga um power up e tudo que o Gil fala na música: mais reggae, maçã e tobogã pra todos nós!

Sobre o desenho:  Utilizei canetinha Pigma Micron 0.2 para os contornos, colori com hidrocor Staedtler triplus color (canetinhas amadas vivendo seus últimos dias… chuinf), e fiz sombras com uma ponta pincel da Tombow n.79 (cinza claro quente).

Para o calendário: clique na imagem acima para imprimir em .jpg ou nesse arquivo .pdf

Links: A música do Gil tá aqui. O mini-doc sobre Corita Kent aqui (a imagem Power Up está em 3:33′). Cheguei nele através das dicas sempre ótimas da página Diário Gráfico. Para ver muitos significados de palavras, adoro esse dicionário online. E o livro sobre as fontes — acabei de descobrir — está praticamente de graça no site da editora!

(Por recomendação médica, as coisas-impossíveis ficam para um próximo post!)

Avatar de Desconhecido

Autor: karinakuschnir

artista & antropóloga

6 pensamentos sobre “Power Up em Maio/2016!

  1. Avatar de cristina band

    Fui ler sobre Corita Kent, achei interessante, mas estou mais para Karina Kushnir, cujos posts me alegram e me organizam internamente. Adorei o título Esse é meu tipo, justo agora que estou procurando fontes para um trabalho. KARINA, estou de volta ao Rio! Bjs e obrigadas mil por este seu blog maravilhosooooo, Cristina Band.

    Curtir

  2. Avatar de Fernando Pinho

    Amei! (retire daí os teus acidentes de percurso) Digo que amei porque, nestes tempos sombrios, manter o humor é condição indispensável para a saúde, e isso eu encontro nos teus posts.
    Sobre as promessas de abril, usando o teu calendário, minha agenda e uns post-its, consegui (ufa!) cumprir muitas das minhas promessas. Listar “primeiro as primeiras coisas”, numa escala de importância e urgência, ajudou muito. Ah, e continuo firme na redução do consumo do açúcar! bjks

    Curtir

    • Avatar de karinakuschnir

      Que legal, Fernando! Escrever o blog também me ajuda a não esquecer de rir de mim mesma… Apesar dos pesares, fiz um balancinho aqui de abril e cheguei à seguinte conta: dos 18 objetivos que listei pro mês, fiquei satisfeita com 9, não tanto com 6 e não fiz nada em 3. rs Pra um mês cheio de imprevistos, até que não foi tão ruim, né? Força aí no sugar-free! ☺

      Curtir

  3. Avatar de Juva Batella

    Obrigado, obrigado por este post! Não há como não nos identificarmos… E obrigado por me apresentar um pouco da Corita Kent. E o calendário está o máximo! Parabéns, mais uma vez. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Karina Kuschnir

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo