
Pessoas queridas, aí vai mais um calendário e o arquivo .pdf para imprimir.
Foi super difícil encontrar energia para finalizar hoje! Olhando de fora, talvez vocês pensem que faço as coisas com a maior tranquilidade… mas não! Vivo discutindo comigo mesma sobre qual trabalho priorizar, como dedicar meu tempo, como manter o blog sem atrapalhar a pesquisa, a vida em família, as leituras, os escritos e mais um monte de tarefas da vida de professora.
Meu tempo é finito, como o de vocês. A diferença é que, ao longo dos últimos anos, fui decidindo abrir mão de coisas pequenas (tipo fazer unha, ler revista e ver Tv) e de coisas grandes, como atuar numa pós-graduação. A morte do meu ex-orientador (Gilberto Velho) em 2012 foi o momento que me fez ver o quanto é crucial ter calma e dedicação para ler, escrever e preparar aulas, sem deixar de viver. Quando me sinto desolada e ansiosa (como ontem, por exemplo), agradeço meu lado cigarra — e toda a sorte que veio de graça na minha vida –, mas valorizo também o meu lado formiga e as pequenas suadas conquistas, como esse espaço aqui.
Obrigada pela companhia! Obrigada por ficarem clicando na página Calendários sempre que o mês tá acabando!! A pressão de vocês me ajuda a recarregar as baterias e encarar a folha do mês em branco. Que vocês recebam essa recarga em dobro!
…
Sobre o desenho: O calendário foi impresso utilizando o programa Above & Beyond numa folha A4 comum, um pouco mais espessa do que o normal (90gr). Os desenhos foram feitos com canetinha de nanquim descartável Muji preta 0,25. As cores foram adicionadas com lápis-de-cor Caran D’Ache Swisscolor. Os potinhos são inspirados nos que tenho na minha mesa, com uma ou outra decoração extra para alegrar. Meus preferidos do desenho desse mês foram o verde água (no cantinho esquerdo), que é uma embalagem de café usada, o listradinho (que é um copo de louça portuguesa), o potinho de clipes (uma embalagem antiga de canetinhas de criança) e o estojo lilás de coraçõeszinhos, bem adolescente, mas super prático (amo embalagens transparentes). As várias canecas coloridas com frases escritas são de um projeto social da Natura e o desenho do gatinho branco (no pote verde, à direita) é da Alice! ♥
…
Você acabou de ler “Março/2018 e a difícil arte de ter tempo“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! 🙂
Como citar: Kuschnir, Karina. 2018. “Março/2018 e a difícil arte de ter tempo”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3Dn. Acesso em [dd/mm/aaaa].
04/04/2018 às 20:55
Adorei o seu texto, A difícil arte de ter tempo, pois tive a sensação de estar vendo minha filha, que está fazendo mestrado a dois anos e agora ela descobriu que não vai dat tempo de fazer, dizer, provar e convecer uma banca que não deu.
CurtirCurtido por 1 pessoa
04/04/2018 às 21:28
Força pra sua filha, Anna! Ela tem muita sorte de ter o apoio da família 💕
CurtirCurtir
01/03/2018 às 07:23
Que lindo, ficou! Obrigada por nos possibilitar olha para sua arte a cada dia do mês! Tudo de melhor para você, Karina.
CurtirCurtido por 1 pessoa
01/03/2018 às 07:49
Agradeço-te imenso, como dizem meus queridos amigos portugueses!! Seja sempre bem-vinda ♡
CurtirCurtir
01/03/2018 às 07:16
Parabéns! Muita boa essa parte aqui: “Quando me sinto desolada e ansiosa (como ontem, por exemplo), agradeço meu lado cigarra — e toda a sorte que veio de graça na minha vida –, mas valorizo também o meu lado formiga e as pequenas suadas conquistas, como esse espaço aqui.”
Enviei para um amigo querido esse trecho.
Abração.
CurtirCurtido por 1 pessoa
01/03/2018 às 07:48
Obrigada, Paulo! Que gentil seu comentário. Cheguei a pensar em apagar essa e outras partes do post para não me expor demais. Que bom que deixei! ♡
CurtirCurtir
28/02/2018 às 23:24
a universidade estava me consumindo, aliás, eu mesma estou/estava! a pressão pra finalizar tudo, o atraso do cnpq, meu aluguel vencido, a gastrite nervosa, a insônia (logo eu que cochilo de pé no metrô!), a enxaqueca, a garganta inflamada porque o sistema imunologico baixou, a cobrança de orientação que não flui, não escrever uma única linha depois de três horas na frente do word me desgastando mentalmente, as crises de choro espontâneas e inesperadas, aarrrhhhh!!! tava quase surtando quando encontrei seu blog semana passada, li tudo numa noite só, acordei igual (confesso), mas seus conselhos, ponderações e cutucadas ficaram ressoando o dia todo. e no dia seguinte. e no outro. e no outro.
descolei o “truques da escrita” e o “mente selvagem”, me sinto acolhida por eles e quero ler os outros sugeridos!
enfim, tudo isso pra dizer que ler suas angústias, e de outras pessoas que comentam, está me ajudando de verdade!
obrigada por me ajudar(em) a organizar a mente e os meses com seus calendários e conselhos!! ♡
feliz março (desejo)!
CurtirCurtido por 1 pessoa
01/03/2018 às 07:45
Que linda sua mensagem Flavia, muito obrigada por compartilhar. Que esses incentivos te dêem alegria para seguir em frente!
CurtirCurtir
28/02/2018 às 21:58
Amei! Cada vez mais a gente se cobra por um recurso finito (tempo) e cada vez mais coisas nem tão importantes surgem. Obrigado pela partilha! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
28/02/2018 às 22:28
obrigada pela gentileza e pela companhia! 🙂
CurtirCurtir
28/02/2018 às 20:46
Eu acho lindo teus calendários. Vou usá-los em meu trabalho, sou professora universitária.
Grata pela tua generosidade em compartilhar tua arte comigo.
Bjos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
28/02/2018 às 22:27
obrigada!!
CurtirCurtir
28/02/2018 às 20:33
Nossa Karina este post foi feito para mim…Estou super perdida, não estou sabendo o que priorizar também…sou cobrada de vários lados, mas a cobrança interior é a pior e a melhor…nos massacra, mas também nos movimenta….estou perdida…mas vou colocar tudo no papel para ver “de verdade” o que vou priorizar neste momento…Vejo todos os seus posts, apesar de ter a sensação que o meu tempo segue a equação: meu tempo=24 horas/infinito = a zero! Parabéns pelos seus textos e seus desenhos! Esta semana está f***. Obrigada por ter me ajudado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
28/02/2018 às 22:27
força pra ti, Larissa… não é fácil mesmo… quando estou assim, clico em “sair” de todas as redes sociais… ajuda um pouco! boa sorte em tudo ♥
CurtirCurtir