Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Paleta de aquarela atual – 44 cores!

22 Comentários

paleta_set2018_p

Post para os nerds da aquarela! Comprei 4 tintas novas, tirei algumas de uso e reorganizei a paleta. Queria mostrar para vocês como ficou meu guia de cores refeito.

Recortei um pedaço de papel de aquarela no tamanho certo para caber dentro do estojo e tracei as divisões a lápis. Resolvi pintar apenas em dois tons: primeiro fiz o quadradinho todo com a camada bem clara; depois de seco,  pintei o triângulo com a tinta mais densa. Vou colocar timelapses desse processo lá no stories do Instagram (depois estarão no destaque Tintas).

Utilizo o mesmo estojo da Winsor & Newton que comprei há mais de 15 anos, em Portugal. Tirando os acessórios internos, dá para encaixar 44 caixinhas de cores, grudadas no fundo com massinha Multi Tack (da marca Pritt; tem na Kalunga).

Aí vão as cores que estão na minha paleta atual:

paleta_set2018_nomes_g2.jpg

(Legenda das marcas: WN = Winsor & Newton; DS = Daniel Smith; Sch. = Schmincke; NH = New Holland. A guache branca é Opaque White, da Talens, Plakkaatverf Gouache.)

Minha primeira compra de tintas foi feita com base nas sugestões do livro The Big Book of Watercolor. Foi uma boa opção, pois era uma paleta clássica, com cores que remontam às origens da aquarela, como ocre, siennas, umbers, cadmiuns, alizarin, ultramar. A aquisição das demais cores foi feita aos poucos, por demanda de alguma aula que eu estivesse fazendo (como o curso da Anna Mason, que é bem específico, exigindo cores como Scarlet Red, Davy’s Grey e Cobalt Violet), ou por indicação de algum artista amigo ou da internet. (Para ver todos os cursos que já fiz, clique aqui.)

As quatro cores novas estão na imagem abaixo:

paleta_4cores_p

Aproveito para mostrar as fichinhas que faço para cada cor individualmente. Comecei há um ano, inspirada em um perfil do Instagram (não lembro qual, desculpem). Gosto de ver as camadas sobrepostas, ao invés de degradês, e de ter um espaço para anotar as características de cada tinta (nome, marca, tipo, pigmento, transparência). Ter as cores separadas também é ótimo para comparar e/ou aproximar tons para escolher combinações. Cada ficha mede aprox. 5x10cm.

Sobre as quatro tintas novas, meus comentários:

  • Perylene Maroon – vi no atelier da Chiara e adorei o tom, também indicado pela Holly Exley, uma artista cujo trabalho admiro muito.
  • Green Apatite Genuine – indicada pelo Teoh, do Parka Blogs para substituir o Sap Green. Não concordo, mas achei linda: um verde denso e manchado de umber (está rolando uma modinha de aquarela que granula e mancha).
  • Cerulean Blue Chromium- também indicada pelo Teoh para substituir o C. B. normal. Ainda estou na dúvida. Meu original (que acabou) era mais quente e suave; essa versão é mais intensa. Mas ainda bem que comprei: tem Cerulean em quase todas as 50 aquarelas que estou fazendo baseadas no livro do Wil Freeborn!
  • Sodalite Genuine – indicada por vários artistas por ser um pigmento natural granulado. Interessante, mas não mudou minha vida! Me arrependi de não ter comprado a Lunar Black, recomendada no livro do W. F.

Várias das minhas cores do estojo original estão acabando (15 anos depois). Ao invés de substituí-las com tintas idênticas, resolvi experimentar um pouco, mas confesso que me arrependi. Numa próxima oportunidade, vou tentar repor as originais.

Sobre as marcas: comecei com um estojo da Winsor & Newton da linha Cotman, depois passei para o profissional. As tintas são maravilhosas e se adaptam bem ao nosso calor, enquanto algumas Schmincke, apesar de lindíssimas e macias!, derretem. Sobre a marca Daniel Smith, ainda não sei  — são minhas primeiras. Vamos ver se vão passar no teste do verão carioca!

Se vocês estiverem começando agora, não fiquem apavorados com preços nem com a quantidade de opções. Artistas brilhantes trabalham com pouquíssimas cores e fazem obras incríveis. Só me dei conta disso quando comecei de fato a estudar aquarela (apenas de 2015 para cá). A seleção de cores também depende do tipo de assunto que você gosta de pintar.

O importante não é ter muitas tintas, mas sim estudar e praticar!

Obrigada a todos pelos comentários de solidariedade pelo post da semana passada. Recebam meu carinho e abraço afetuoso.

Como diria vovó Trude, que não era minha vó, “cada dia com a sua agonia”. Já estamos de volta nessa sofrência chamada Brasil…

..

7 Coisas impossivelmente-legais-bonitas-interessantes-ou-dignas-de-nota da semana:

♥ Sobre cores, para ler e ver: Treasures From the Color Archive, artigo incrível da revista New Yorker sobre história dos pigmentos, escrito pelo historiador !

♥ Para ouvir enquanto desenha ou pinta: o podcast Creative Pep Talk entrevista Fran Meneses (@Fannerd) sobre arte, estilo próprio, síndrome de impostor etc. Está bem engraçada a conversa.

♥ Para lembrar que não existe combinação de cor certa: as ilustrações da Monika Forsberg, embaladas por sua entrevista para o podcast Art for your ears.

♥ Para ver rapidinho: mini-animação (1′) sobre o ponto de virada na vida da artista plástica Kristine Mays! (do Artsy.com, mas recebi a dica do Zine da Sketchbook Skool).

♥ Acabei não resistindo: me matriculei no curso online Watercolor Rules! da Sketchbook Skool. Já assisti aos vídeos iniciais da primeira semana e me decepcionei… São ótimos para quem nunca pegou num pincel, mas básicos demais para quem tem experiência. Se alguém se interessar, aí vai um cupom com 15% de desconto para colocar no momento da compra: SBSFriend15 (válido até 24/09/2018). Uma vez pago, o curso é seu para sempre.

♥ Dica para o final de semana: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata, filme simpático na Netflix (brasileira, portanto, com legendas!), feito a partir de um romance (que, por acaso, li há alguns anos e passei adiante!).

Ilustração da Mariamma Fonseca (Amma), para não esquecer de compartilhar, milhões de vezes se necessário #elenão, #elenunca!

PS: Desculpem a lista de hoje ser quase toda de dicas em inglês! Acabo frequentando muito esses sites por falta de opção (ou conhecimento) de similares no Brasil. Se tiverem sugestões legais em português, me mandem nos comentários por favor.

Sobre o desenho: Hoje já expliquei tudo no post! Faltou apenas explicar que, depois de pintar, escaneei e editei no Photoshop para ajustar. Depois, fiz uma segunda versão, separando as filas de cores para acrescentar as legendas. Adicionei os nomes das tintas com o editor de fotos Picasa, software que “saiu de linha” da Google, mas que adoro e mantenho instalado no meu notebook (até quando vai funcionar, não sei…).

Sobre outros materiais que utilizo, tem essa página aqui.

Você acabou de ler “Paleta de aquarela atual – 44 cores!“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2018. “Paleta de aquarela atual – 44 cores!”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3HY. Acesso em [dd/mm/aaaa].

22 pensamentos sobre “Paleta de aquarela atual – 44 cores!

  1. Pingback: Calendário 2024 para imprimir | Karina Kuschnir

  2. Pingback: Seis dicas para ouvir e transcrever textos falados — ou como depender menos dos olhos na vida acadêmica | Karina Kuschnir

  3. Pingback: Você não está sozinha | Karina Kuschnir

  4. Pingback: Coisas que nos abraçam | Karina Kuschnir

  5. Pingback: De volta para o futuro – rumo aos dez anos de blog | Karina Kuschnir

  6. Pingback: Calendários 2021 de Janeiro a Dezembro | Karina Kuschnir

  7. Pingback: Medo do medo do medo (e um pouco de coragem) | Karina Kuschnir

  8. Pingback: Sonhos | Karina Kuschnir

  9. Pingback: Entre o inofensivo e o mortífero: a delicadeza e o talento de Bel Franke | Karina Kuschnir

  10. Pingback: Os afetos que nos movem | Karina Kuschnir

  11. Pingback: Projeto 50 pessoas em aquarela e nanquim | Karina Kuschnir

  12. Pingback: Vergonha de quê? Feliz 2020! | Karina Kuschnir

  13. muito bom seus trabalhos. sou serigrafo trabalho com impressao de gravuras tenho um atelie de produçao aoui em sao paulo. meu numero para contato caso se interesse em fazer algum trabalho em serigrafia. 11 960277701 whats. obrigado pela atençao .

    Curtir

  14. Pingback: Fevereiro/2019 – Enfrentando medos | Karina Kuschnir

  15. KARINA KERIDA, como é bom olhar as cores demoradamente nesses dias cinzentos de opiniões. Bjs, Kristina.

    Curtir

  16. Ah! Também estou fazendo o Watercolor Rules. Imagino que as tres últimas aulas serão as mais interessantes… Espero… 😉

    Curtido por 1 pessoa

  17. Querida Karina. Obrigada por mais um post incrível e generoso. Parabéns! Seus posts tem sido um oásis nesses tempos sombrios… Eu tenho usado a aquarela Sennelier. Gosto muito das cores vibrantes. Vale a pena experimentar! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  18. Olá! Uso as aquarelas da Schmincke, Winsor&Newton e Sennelier. Concordo que a Winsor é ótima pro nosso clima pq fica sequinha, mas não tenho uma paleta bonita delas. A Schmincke é mesmo molinha mas acho os terrosos dela fracos… Minha paixão é a Sennelier, tanto quanto a intensidade de cores quanto consistência!

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal, Monica, vou ficar de olho em oportunidades para experimentar!! Você tem algumas cores favoritas deles para me indicar? Acho que terei uma pessoa para me trazer no ano que vem… Olha que contradição: acabei de escrever que não é preciso muitas cores, mas estou aqui falando em comprar mais! hahahaha É que são irresistíveis! Obrigada pela visita ♥♥♥

      Curtir

  19. Que maravilhoso você indicar a Frannerd, eu adoro ela, tenho pago o Patreon pq realmente acho bom o conteúdo e ela é uma fofa.
    Sobre as tintas confesso que não entendo nada huahuahuahua comecei a usar aquarela faz pouco tempo e comprei uma escolar mesmo para poder “brincar”, mas tem sido um hobbie bem preguiçoso, gosto mais de escrever.

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal, Alline — também sou Patreon (de 1$) da Fran! Ela é uma fofa mesmo. ♥ Sobre a aquarela, comece sim!! Um caminho longo começa com um simples passo, como diz o ditado. bjs & obrigada pela visita

      Curtir

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Karina Kuschnir

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo