Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

De mim, recap

20 Comentários

“And we’ll collect the moments one by one // I guess that’s how the future’s done” (♫ Feist)
[E vamos colecionar os momentos um por um // Acho que é assim que se faz o futuro]

“Recap” sobre mim para as pessoas novas chegando: sejam bem-vindas!

Sou apaixonada pelo Antônio e pela Alice, duas criaturas sensacionais, segundo minha opinião isenta de mãe. Também amo meu gato e meu namorado — nessa ordem porque o Charlie veio primeiro (sorry, baby).

Adoro escrever sobre livros e coisas úteis. Falo de experiências pessoais quando acho que é engraçado ou bonitinho, mas não gosto de falar de mim. Evito tanto postar selfies em redes sociais que um dia recebi uma mensagem de um leitor do blog perguntando se eu era “de verdade” ou se era uma velhinha cheia de assistentes. Melhor comentário da vida! Virou lenda aqui em casa. Era de um estudante fofo, a quem agradeci muito e respondi que era de verdade sim, bastava buscar no Google.

Em 2022, meu lema será “alegria de viver” porque foi o que mais me faltou em 2021. Traduzindo em karinês: alegria pra mim é quando consigo escrever, desenhar, pintar e ler livros (de papel) todos os dias. Também estou reaprendendo a meditar (tá difícil) e conseguindo fazer 30 minutos de musculação 4x por semana (um micro-hábito bem específico que aprendi com meu filho e que tá indo bem). Meu principal desafio de 2022 é chegar em março sem esquecer disso tudo.

“As pessoas são complexas”, meu ex-orientador repetia. E eu, idem. Adoro ser solidária, mas morro de preguiça de passar álcool no tapetinho da academia. Sou apaixonada por estudar, mas já citei autor que não li só para agradar a banca. Tento ser saudável, mas vivo tomando Tylenol. Não bebo álcool, mas de vez em quando sim. Posso comer maçã todos os dias e depois nunca mais. Já fui festeira, mas invento um monte de desculpas para não sair de casa (mesmo antes da pandemia). Amo dar aulas, só que não também.

Além de jornalista, antropóloga e mãe, sou ex-voluntária da extinta ong Amigas do Peito (meu doutorado pessoal por 11 anos) e professora da UFRJ.

Em 2013, criei esse blog para ter o compromisso de publicar textos e desenhos toda semana. O lema dele é ser útil e bem humorado — para constrastar comigo, que, se deixar, fico chata e inútil rapidinho. Já publiquei 250 posts aqui, todos um pouco autobiográficos, a maioria sobre livros e vida acadêmica, sendo duas coleções de fracassos (Não Passei I e Não Passei II) super instrutivas para combater arroubos de vaidade (tudo pode dar errado) e momentos de desespero (já estive pior).

Acho que é isso. Ufa, que post difícil!

O que mais vocês gostariam de saber? ☼

Projetos para o blog em 2022: publicar novos planos de aulas; fazer uma Parte II sobre cursos de desenho e pintura online; escrever sobre hábitos e organização; falar de livros que li em 2021; e fazer um índice de todos os autores já citados aqui.

Coisas:

♥ Para quem quiser ver se sou de verdade, publiquei pela primeira vez uma selfie junto da imagem desse post no Instagram.

♥ A citação de abertura é da música Mushaboom, da Feist. Vocês podem ouvir no Spotify ou no Youtube.

♥ Sobre o Charlie, tem um desenho dele aqui, num post sobre os “defeitos” do Saul Steinberg.

♥ Amanhã (21/1/2022), às 17h, farei uma live sobre volta às aulas com a maravilhosa Thais Godinho do Vida Organizada, no IGTV dela.

♥ Dia 29/01/2022, estreia a Exposição CHORO, do Antonio Kuschnir, com curadoria do Victor Valery, no Museu de Arte Contemporânea — MAC, de Niterói. (Sim, uma exposição de mais de 70 pinturas do meu filho — artista mais jovem a expor numa individual na história do MAC. Pensem na mãe mais feliz e orgulhosa do mundo!)

Sobre o desenho: Traços feitos com canetinha de nanquim descartável Pigma Micron 0.05 e lapiseira Pentel grafite 0.7 feito em um bloco de desenho espiral “Meu Primeiro Canson” em abril de 2021. Feito a partir de uma fotografia, tentando registrar rapidamente, como se fosse no tempo do ao vivo, como aqui.

Você acabou de ler “De mim, recap“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2022. “De mim, recap”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3TB. Acesso em [dd/mm/aaaa].

20 pensamentos sobre “De mim, recap

  1. Bom te ler dnv por aqui karina, que 2022 seja regado de muita escrita ❤

    Curtir

  2. Olá, professora!
    Tinha escrito um comentário extenso no post do dia 31 de dezembro, mas acho que não consegui enviar porque estava logado com uma conta do WordPress
    (Faz parte rsrs)
    Queria te agradecer por toda ajuda que você tem me oferecido desde que por um acaso o YouTube me recomendou o vídeo da sua aula no curso de Escrita Acadêmica.
    Aquele vídeo foi como uma terapia e um abraço reconfortante. Estava sofrendo com a reta final do TCC e a partir do seu relato comecei a aceitar que não preciso ser perfeito, saber de tudo, que a vaidade faz mal, entre muitas outras coisas
    Desde então tenho lido bastante o seu blog, principalmente os posts sobre vida acadêmica (e também amei ler o Truques da Escrita do Becker)
    Seguirei aqui acompanhando os posts antigos e os novos, e espero que em 2022 tenhamos muita saúde, leveza, resiliência e esperança.
    Mais uma vez, muito obrigado!

    Curtir

  3. Eu descobri seu blog procurando suas publicações acadêmicas, principalmente as relacionadas a antropologia da política, que foram alguns dos textos que me guiaram durante todo meu tcc. Amei ver que você voltou a postar aqui com mais frequência, a maneira que você escreve parece que a gente ta conversando, não sei explicar, flui de uma maneira muito agradável (até os escritos acadêmicos, o que me fez ficar levemente fascinada com todos os textos seus que li, hahaha). Escrevi o comentário com o intuito de agradeçer pelos textos e imagens compartilhadas por aqui, muito obrigada!

    Curtir

  4. Adorei seu post!!! Leve e muito divertido!!! Como você escreve bem!! Depois vou querer ler os comentários, devem estar ótimos! E as suas duas imagens? Ficou fantástico, você existe!!

    Um beijinho, Mamãe

    Curtir

  5. Olá professora Karina, só quero lhe enviar um abraço. Desde o curso de escrita acadêmica da professora Rosana que venho acompanhando pessoas maravilhosas como você e a professora Débora Diniz. Inclusive, assisti as lives de vocês tbm no instangran. Por este motivo que passei a usar essa rede social para acompanhar a banquinha que a professora Débora criou no instangran. vocês são inspirações. Fraterno abraço e parabenize o Antônio pelo seu trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal saber, Ramon, muito obrigada!!! Sim, Rosana e Débora são mulheres incríveis. Vale muito a pena acompanhar. 🥰🥰

      Curtir

  6. Mais desenhos! Descobri seu blog quando você escreveu sobre ter desenhado com os Urban Sketchers Rio.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Seus textos e seus desenhos são inspiradores, verdadeiros e vivos… mais do que necessários nesses tempos…

    Curtido por 1 pessoa

  8. Ai, Karina! Você é inspiradora… Me identifiquei tanto com parte da sua autodescrição.
    Indico seus escritos para pessoas queridas e sinto que consultarei o blog com mais frequência já que me credenciei a um programa de pós graduação. Em 2022 inicio essa desafiadora e cúmplice tarefa de orientar pesquisas.
    Um beijo mineiro…

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigada, Juliana!! Que legal seu comentário. Seja sempre bem vinda, e boa sorte nos novos desafios ! 👏👏👏

      Curtir

  9. A pintura me lembrou um pouco o abaporu da Tarsila e também um pouco de Guernica de Picasso.
    O que você diria para uma extraterrestre mulher, qual a primeira coisa que provavelmente iria passar pela sua cabeça perguntar ou dizer?

    Curtido por 1 pessoa

  10. Tu és maravilhosa!!! E junto com esta generosidade toda que me acompanha desde o mestrado tive a felicidade de “conhecer” a arte do Antônio, que sou fã. Agradeço por tanto amor em tempos estranhos. Amo e admiro vocês.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Adoro estar com você mesmo não sendo face to face e sem abraços e beinos.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Amo sua escrita. Você é tão gente, tão normal, que consegue me trazer tranquilidade, nesse caos. Depois do doutorado quero te conhecer rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Karina Kuschnir

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo